Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
sábado, 2 de outubro de 2010
Algoritmo
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo correctamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo correctamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
Sistema Informático
Um Sistema Informático é composto pelo menos por uma de cada uma das seguintes componentes: uma Unidade de Entrada de Dados, uma Unidade de Armazenamento de Dados, uma Unidade de Processamento de Dados e uma Unidade de Saída de Dados. Mas para o sistema funcionar necessita de Software.
Linguagem formal e linguagem informal
Os conceitos linguagem formal e linguagem informal estão sobretudo associados ao contexto social em que a fala é produzida. Num contexto em que o falante está rodeado pela família ou pelos amigos, normalmente emprega uma linguagem informal, podendo usar expressões normalmente não usadas em discursos públicos (palavrões ou palavras com um sentido figurado que apenas os elementos do grupo conhecem). Um exemplo de uma palavra que tipicamente só é usada na linguagem informal, em português europeu, é o adjectivo “chato”.
A linguagem formal, pelo contrário, é aquela que os falantes usam quando não existe essa familiaridade, quando se dirigem aos superiores hierárquicos ou quando têm de falar para um público mais alargado ou desconhecido. É a linguagem que normalmente podemos observar nos discursos públicos, nas reuniões de trabalho, nas salas de aula, etc.
domingo, 26 de setembro de 2010
Bases de Programação
A programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador, com o objectivo de resolver tarefas de função específica, de forma organizada. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina.
Analista de Sistemas
O Analista de Sistemas tem a finalidade de desenvolver e aprimorar, por meio da aplicação e do desenvolvimento de software, a qualidade das informações que fazem parte dos processos decisórios e operacionais das mais diversas áreas.
Programador
Tem como principal função conceber os programas que foram especificados pelo analista de sistemas.
fases de programação:
- Análise do problema - processo de decomposição do problema, normalmente, em elementos mais simples, estabelecendo ligações entre eles, de modo a permitir compreender a globalidade do problema, com vista à implementação da sua solução numa determinada linguagem de programação.
- Desenvolvimento da solução - fase da programação em que se procura encontrar a solução do problema colocado, através de instrumentos simples de planeamento, como o diagrama de fluxo e a pseudo-linguagem
- Construção da solução sob a forma de programa - fase mais substantiva, em que se constrói, sob a forma de um programa propriamente dito, a solução encontrada na fase anterior, utilizando uma linguagem de programação, com sujeição às suas regras, à sua sintaxe e à sua lógica de formulação interna.
- Testagem - A fase de testes é crucial para o sucesso do seu projecto. É nesta fase que grande parte dos projectos falham.
- Preparação da documentação - fase que acompanha a produção do programa, consistindo na criação da documentação de apoio quer ao programador quer ao utilizador final, e que se destina a facilitar a manipulação do programa, bem como as suas actualizações em caso de necessidade.
- Manutenção - Esta fase diz respeito a possíveis alterações que sejam necessárias fazer ou a aperfeiçoamentos que se revelem úteis a serem introduzidos.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Biometria
Alguns tipos de biometria:
- Veias - O Reconhecimento através das Veias é possivel pois o padrão das mesmas varia de individuo para individuo. Recorrendo a luz infra vermelha é possivel fazer sobressair as caracteristicas subcutaneas existentes em cada um de nós, em particular no que diz respeito ás veias.
- Impressão digital - A tecnologia da impressão digital é a tecnologia de autenticação biométrica mais proeminente, sendo utilizada por milhões de pessoas, a nível mundial.A impressão digital é composta de linhas formadas pelas elevações da pele, sendo uma característica única entre os seres humanos. Formada ainda quando feto, a impressão digital acompanha a pessoa por toda a sua existência sem apresentar grandes mudanças.
- Reconhecimento facial - A tecnologia de reconhecimento facial não difere muito da capacidade humana de reconhecer a identidade dos outros através da face. Fazendo uso de software e algoritmos específicos, um computador localiza faces humanas num dado campo visual através de câmaras de vigilância e compara com uma determinada base de dados previamente construída
- Identificação pela íris - A íris é o anel colorido que circunda a pupila do olho. Cada íris possui uma estrutura única, caracterizando um padrão complexo. Pode ser uma combinação de características específicas como coroa, glândula, filamentos, sardas, sulcos radiais e estrias. Estas características são altamente complexas e únicas (a probabilidade de duas íris serem idênticas é estimada em cerca de 1 em 1078, o que a torna interessante para a identificação biométrica).
- Reconhecimento de Retina - O padrão de veias da retina é a característica com maior garantia de unicidade que uma pessoa pode ter. Os analisadores de retina medem esse padrão de vasos sangüíneos usando um laser de baixa intensidade e uma câmara. Nesta técnica, deve-se colocar o olho perto de uma câmara para obter uma imagem focada.
- Reconhecimento de Voz - O som da voz humana é produzido pela ressonância na região vocal, em função de seu comprimento e do formato da boca e das cavidades nasais. Para a captura do som, o usuário posiciona-se diante de um microfone e pronuncia uma frase previamente selecionada, ou uma frase qualquer. Este processo é repetido várias vezes até que seja possível construir um modelo. Todos os sistemas que analisam a voz estão amplamente baseados na tecnologia de processamento de fala.
Subscrever:
Comentários (Atom)



