A programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador, com o objectivo de resolver tarefas de função específica, de forma organizada. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina.
Analista de Sistemas
O Analista de Sistemas tem a finalidade de desenvolver e aprimorar, por meio da aplicação e do desenvolvimento de software, a qualidade das informações que fazem parte dos processos decisórios e operacionais das mais diversas áreas.
Programador
Tem como principal função conceber os programas que foram especificados pelo analista de sistemas.
fases de programação:
- Análise do problema - processo de decomposição do problema, normalmente, em elementos mais simples, estabelecendo ligações entre eles, de modo a permitir compreender a globalidade do problema, com vista à implementação da sua solução numa determinada linguagem de programação.
- Desenvolvimento da solução - fase da programação em que se procura encontrar a solução do problema colocado, através de instrumentos simples de planeamento, como o diagrama de fluxo e a pseudo-linguagem
- Construção da solução sob a forma de programa - fase mais substantiva, em que se constrói, sob a forma de um programa propriamente dito, a solução encontrada na fase anterior, utilizando uma linguagem de programação, com sujeição às suas regras, à sua sintaxe e à sua lógica de formulação interna.
- Testagem - A fase de testes é crucial para o sucesso do seu projecto. É nesta fase que grande parte dos projectos falham.
- Preparação da documentação - fase que acompanha a produção do programa, consistindo na criação da documentação de apoio quer ao programador quer ao utilizador final, e que se destina a facilitar a manipulação do programa, bem como as suas actualizações em caso de necessidade.
- Manutenção - Esta fase diz respeito a possíveis alterações que sejam necessárias fazer ou a aperfeiçoamentos que se revelem úteis a serem introduzidos.

