domingo, 26 de setembro de 2010

Bases de Programação

A programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador, com o objectivo de resolver tarefas de função específica, de forma organizada. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina.

Analista de Sistemas

O Analista de Sistemas tem a finalidade de desenvolver e aprimorar, por meio da aplicação e do desenvolvimento de software, a qualidade das informações que fazem parte dos processos decisórios e operacionais das mais diversas áreas.

Programador

Tem como principal função conceber os programas que foram especificados pelo analista de sistemas.

fases de programação:
  1. Análise do problema -  processo de decomposição do problema, normalmente, em elementos mais simples, estabelecendo ligações entre eles, de modo a permitir compreender a globalidade do problema, com vista à implementação da sua solução numa determinada linguagem de programação.
  2. Desenvolvimento da solução - fase da programação em que se procura encontrar a solução do problema colocado, através de instrumentos simples de planeamento, como o diagrama de fluxo e a pseudo-linguagem
  3. Construção da solução sob a forma de programa - fase mais substantiva, em que se constrói, sob a forma de um programa propriamente dito, a solução encontrada na fase anterior, utilizando uma linguagem de programação, com sujeição às suas regras, à sua sintaxe e à sua lógica de formulação interna.
  4. Testagem - A fase de testes é crucial para o sucesso do seu projecto. É nesta fase que grande parte dos projectos falham.
  5. Preparação da documentação -  fase que acompanha a produção do programa, consistindo na criação da documentação de apoio quer ao programador quer ao utilizador final, e que se destina a facilitar a manipulação do programa, bem como as suas actualizações em caso de necessidade.
  6. Manutenção - Esta fase diz respeito a possíveis alterações que sejam necessárias fazer ou a aperfeiçoamentos que se revelem úteis a serem introduzidos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Biometria


A biometria é um sistema automatizado de reconhecimento humano baseado nas características físicas e comportamentais das pessoas. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc.

Alguns tipos de biometria:

  • Veias - O Reconhecimento através das Veias é possivel pois o padrão das mesmas varia de individuo para individuo. Recorrendo a luz infra vermelha é possivel fazer sobressair as caracteristicas subcutaneas existentes em cada um de nós, em particular no que diz respeito ás veias.
  • Impressão digital - A tecnologia da impressão digital é a tecnologia de autenticação biométrica mais proeminente, sendo utilizada por milhões de pessoas, a nível mundial.A impressão digital é composta de linhas formadas pelas elevações da pele, sendo uma característica única entre os seres humanos. Formada ainda quando feto, a impressão digital acompanha a pessoa por toda a sua existência sem apresentar grandes mudanças.
  • Reconhecimento facial - A tecnologia de reconhecimento facial não difere muito da capacidade humana de reconhecer a identidade dos outros através da face. Fazendo uso de software e algoritmos específicos, um computador localiza faces humanas num dado campo visual através de câmaras de vigilância e compara com uma determinada base de dados previamente construída
  • Identificação pela íris - A íris é o anel colorido que circunda a pupila do olho. Cada íris possui uma estrutura única, caracterizando um padrão complexo. Pode ser uma combinação de características específicas como coroa, glândula, filamentos, sardas, sulcos radiais e estrias. Estas características são altamente complexas e únicas (a probabilidade de duas íris serem idênticas é estimada em cerca de 1 em 1078, o que a torna interessante para a identificação biométrica).
  • Reconhecimento de Retina - O padrão de veias da retina é a característica com maior garantia de unicidade que uma pessoa pode ter. Os analisadores de retina medem esse padrão de vasos sangüíneos usando um laser de baixa intensidade e uma câmara. Nesta técnica, deve-se colocar o olho perto de uma câmara para obter uma imagem focada. 
  • Reconhecimento de Voz - O som da voz humana é produzido pela ressonância na região vocal, em função de seu comprimento e do formato da boca e das cavidades nasais. Para a captura do som, o usuário posiciona-se diante de um microfone e pronuncia uma frase previamente selecionada, ou uma frase qualquer. Este processo é repetido várias vezes até que seja possível construir um modelo. Todos os sistemas que analisam a voz estão amplamente baseados na tecnologia de processamento de fala.